domingo, 27 de março de 2011

Definição: Eficiência / Eficácia

Eficiência: Saber usar os recursos para alcançar os fins/objetivos.


Eficácia: Está relacionada ao alcance dos objetivos ou resultados propostos.


Exemplo de Diferenciação

Exemplo A

Um time de futebol que ao longo do campeonato perdeu várias partidas, empatou algumas, ganhou outras e acabou se classificando para as finais. Sagrando-se campeão ao término.

Exemplo B

Um time de futebol que ao longo do campeonato ganhou todas, sempre com grandes atuações e várias goleadas, entretanto ao chegar às finais não venceu e não sagrou-se como campeão.


Moral da história:

Ex A : Eficácia - O time sagrou-se como campeão sendo assim eficaz, todavia ao longo do campeonato não foi eficiente, pois perdeu várias partdidas custando a ser classificar.

Ex B: Eficiência - O time ganhou todas as partidas até chegar às finais, sendo assim eficiente. Porém não conseguiu o objetivo que era ser campeão, logo não foi eficaz.




Texto: Robson
Imagem: Clayton

Habilidades e papéis Administrativos

Habilidades Administrativas

Habilidades Técnicas: relacionada ao desempenho de funções ou trabalhos especializados dentro da organização; consistem no conhecimento, nos métodos técnicos e nos equipamentos para a realização de tarefas especificas;

Habilidades Humanas: aquelas relacionadas ao tratamento com pessoas; consistem na capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, compreendendo suas atitudes e motivações, exercendo a liderança;


Habilidades Conceituais: relacionadas à capacidade de ver a empresa de maneira total; consistem na capacidade de compreender as complexidades da organização, de modo global, e promover o ajustamento do comportamento dos participantes da organização.


10 PAPEIS ADMINISTRATIVOS:


PAPEIS INTERPESSOAIS: aqueles desempenhados para o relacionamento e interação com outras pessoas.

CHEFE: desempenha tarefas de rotina de natureza legal ou social

LIDER: responde pela motivação e ativação dos subordinados, pelo suporte administrativo, pelo tratamento de pessoal.

LIGAÇÃO: mantém desenvolvida a rede de contatos e informantes e provê favores e informações.

PAPEIS INFORMACIONAIS: aqueles desempenhados ao trocar e processar informações.

MONITOR: Procura e recebe ampla variedade de informações especiais para desenvolver um entendimento completo da organização e do ambiente.

DISSEMINADOR: Transmite informações recebidas aos membros da organização (algumas informações são factuais, outras exigem interpretação e consolidação)

INTERLOCUTOR: Transmite para fora as informações sobre planos, políticas, ações, resultados, etc.; serve como especialista nas associações organizacionais.

PAPEIS DECISORIAIS: aqueles desempenhados quando os administradores tomam decisões.

EMPREENDEDOR: Pesquisa a organização e o seu ambiente para oportunidades e inicia “projetos de melhoria”.

SOLUCIONADOR DE COMNFLITOS: Torna as ações corretivas quando a organização enfrenta perturbações inesperadas.

ALOCADOR DE RECURSOS: Responde pela alocação dos recursos organizacionais de todos os tipos; toma e aprova todas as decisões importantes.


NEGOCIADOR: Representa a organização em negociações importantes e significativas.


Texto: Clayton Santos

Niveis e Habilidades

Imagem: Clayton Santos

Níveis da Administração

Dentro de uma organização ainda que todos os adms realizem o mesmo conjunto de funçoes, eles sao classificados em níveis. 
Que de maneira geral sao tres: No topo estao os classificados como ALTA ADM, no nivel intermediario estao os da ADM MÉDIA e finalmente temos a área de operação ou ADM OPERACIONAL (Supervisão ou chefia).
Todos eses niveis são considerados adms ou gerenciais por terem diretamente ligados às suas atividades, outras pessoas de quem dependem para a consecução daquelas atividades.


Definição:


ALTA ADM: A alta direção ou diretoria responde pelo direcionamento maior e pelas operações da organização. É de sua responsabilidade tambem, desenvolver politicas, estratégicas e estabelecer metas para a organização como um todo.


MÉDIA ADM: A adm de nível médio é conhecida em muitas empresas como gerencia de departamentos ou setor. Cabe a esta adm determinar quais produtos/ serviços serão providos ao mercado, decidindo tambem o publico alvo.


ADM OPERACIONAL: a Adm de primeiro nível ou operacional é diretamente responsavel pela produção de bens ou serviços. É constituida de gerentes de venda, chefes de seção e supervisores de produção.
Este nível da adm é a ligação entre a produção ou operações de cada departamento e o resto da organização. O maior tempo de nível, é gasto na supervisão de pessoas na execução de tarefas.

Texto: Robson

Fonte de estudos: Livro : Teorias da Administração - Reinaldo Oliveira

Funções Administrativas.

As funções da administração são aquelas atividades básicas que devem ser desempenhadas por adms para alcançar os resultados determinados e/ou esperados pelas organizações. Estas funções consistutem o processo administrativo e são:



Planejamento: Determinação de objetivos e metas para o desempenho organizacional futuro, e decisão das tarefas e recursos utilizados para alcance daqueles objetivos;

Organização: Processo de designaçao de tarefas, de agrupamento de tarefas em departamentos e de alocação de recursos para os departamentos. 

Direção: influencia para que outras pessoas realizem suas tarefas de modo a alcançar os objetivos estabelecidos, envolvendo energização, ativação e persuasão daquelas pessoas.

Controle: Função que se encarrega de comparar o desempenho atual com os padroes predeterminados, isto é, com o planejado.



Texto: Juliana Cristina
Imagem: Clayton


Fonte de estudos: Livro Teorias da Administração - Reinaldo Oliveira

Conceitos de Administração

“O homem é o único animal que administra, como conseqüência é o único que desenvolveu uma aptidão natural para complicar as coisas”. Max Gehringer

A administração é a ordenação do caos que se instala quando um grupo de pessoas coopera no afã de conciliar metas estabelecidas por terceiros com seus objetivos, interesses, desejos e ambições pessoais.


Enquanto ciência, a administração estuda as necessidades sócio-técnicas da organização, seu conjunto de diretrizes, cultura, processos, recursos e capital, possibilitando a realização de seu negócio de forma estruturada, integrada e consolidada.

Na concepção sistêmica, a administração é entendida como um mecanismo estruturador e articulador de processos e recursos empresariais para a consecução dos resultados almejados: geração de bens, lucro e promoção do bem-estar social.
Através da utilização de formas cientificas no ambiente da organização com recursos, humanos e materiais os conceitos possibilitam a organização a atingir através da  eficiência e eficácia a sua efetividade, ou seja o resultado esperado.


Fonte de estudos: 

Livro: Teorias da Administração - Reinaldo Oliveira
Artigo da Web: Administração - Evolução e Conceitos / Por Wagner Herrera
http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Administracao_Evolucao_e_Conceitos.htm 


Texto: Clayton/Robson
Imagem: Clayton

Parte 1 - Uma visão Geral

Porque Devemos estudar a Administração?


Com base em estudos, podemos melhorar o modo como as organizações são administradas. Em uma empresa bem sucedida todos integram com todos compartilhando e debatendo sobre planejamentos.
E é nessa hora que surgem os grandes Adms, e suas idéias de gestores. Estes utilizam-se de teorias para a tomada de boas decisões nas "lutas" diárias visando sempre Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar a produtividade organizacional.
Lembre-se: Atrás de empresas bem sucedidas, sempre haverão grandes profissionais Administrando.


Foto: Empresas bem sucedidas e um ícone da Adm ( Roberto Justus )



Fonte de estudos: Oliveira, Reinado. Teorias da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. p. 04 - 05.


Texto: Juliana Cristina
Imagen: Clayton/Robson

sábado, 12 de março de 2011

Embraer já discute a produção de trem-bala no Brasil

Terceira maior fabricante de aviões comerciais do mundo, a Embraer começou a discutir a produção de trens de alta velocidade no Brasil, informa reportagem de Dimmi Amora para a Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).
No início de março, a empresa convidou Iñaki Barron, diretor de alta velocidade da UIC (Organização Mundial de Ferrovias), para falar sobre o tema em sua fábrica em São José dos Campos (SP).
Os temas discutidos no encontro ficaram em torno do avanço do mercado de trens-bala sobre a aviação regional, principal mercado da Embraer, e absorção da tecnologia de produção de trens de alta velocidade pelo país.
A Embraer informou por meio da assessoria de imprensa que não tem estudos sobre o tema e que é normal chamar especialistas para dar palestras a seus funcionários. Durante o encontro, não se falou em participação da empresa no leilão da primeira linha do país (Campinas-SP-RJ), previsto para abril deste ano.


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/887784-embraer-ja-discute-a-producao-de-trem-bala-no-brasil.shtml.

Amanco Brasil muda e acelera seu crescimento

A Amanco Brasil mudou sua denominação para Mexichem Brasil, e incorporará as outras empresas da Mexichem no Brasil: Bidim, Plastubos e Doutores da Construção.

A Amanco Brasil é hoje uma das empresas da Mexichem, grupo mexicano de empresas químicas e petroquímicas, líder na América Latina nas cadeias produtivas do flúor e do cloro-vinil. Esta unificação é o ápice de um processo de integração que vem ocorrendo gradualmente nos últimos anos.

Em 2007, a Mexichem ingressou no maior mercado de tubos e conexões da América Latina ao adquirir o Grupo Amanco. Neste mesmo ano, o grupo também adquiriu a Plastubos, também fabricante de tubos e conexões no Brasil, ampliando sua atuação neste setor. Em 2008, a Mexichem comprou a Bidim, líder no mercado nacional de geotêxteis não-tecido.

Segundo Marise Barroso, que já comandava as quatro empresas e agora assume o cargo de presidente da Mexichem Brasil, a criação desta nova companhia faz parte da estratégia corporativa global da Mexichem de integração vertical de sua cadeia produtiva, com o objetivo de responder às necessidades da indústria química tanto no relacionamento com clientes corporativos como com o consumidor final, por meio de suas marcas comerciais. "Esta mudança contribui também para acelerar o crescimento e fortalecer a atuação do Grupo no Brasil", declara Marise.

As marcas comerciais e suas respectivas estratégias serão mantidas. As três marcas comerciais – Amanco, Plastubos e Bidim – tiveram um crescimento muito expressivo em 2010, e, somadas, as suas vendas, representam um crescimento de 18% em comparação a 2009, enquanto o aumento na venda de materiais básicos para construção no ano passado foi de 9,28% segundo a Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção).

De acordo com Marise Barroso, a unificação da atuação da Mexichem sob uma única empresa será benéfica tanto para consumidores como para colaboradores. A gestão também será facilitada. "Teremos ganhos importantes de eficiência operacional, e os colaboradores, ganhos em termos de empregabilidade e benefícios".

LinkedIn lança site de notícias corporativas

O LinkedIn lançou, na última quinta-feira (10), seu próprio site de notícias. Voltado aos profissionais que usam a rede social corporativa, o LinkedIn Today reúne tudo o que está sendo discutido entre seus usuários e destaca os assuntos conforme a relevância. As informações são do Link.

Os usuários terão à disposição uma página com 'top stories' - as mais compartilhadas por seus contatos. Mas não é necessário se prender ao que circula pela rede, pois assuntos em geral relacionados à área de negócios também pode ser acompanhados.

A ideia da companhia foi organizar as informações postadas diariamente pelos seus quase 90 milhões de usuários. Foi o que explicou o CEO do LinkedIn, Jeff Weiner, durante a coletiva em que apresentou o novo produto. De acordo com ele, os objetivos principais do site são: ser um perfil profissional, fonte primária de conhecimentos e onipresente no local de trabalho. O segundo tópico está em andamento com o LinkedIn Today.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Poupança: Um bem necessário


Antes de pensarmos em uma carreira vitoriosa, vasta de glórias, experiências, cargos e salários altos, devemos sobretudo colocar os pés no chão e analisarmos nossa atual situação e com erros e acertos focarmos sempre em um objetivo.

 Todos nós já nascemos como administradores de uma "empresa". Estamos falando de nossa vida!
Será que estaremos ápitos a gerenciar uma multinacional, se não somos capazes de administrar nem mesmo nossos gastos e consumos? É um fato a se pensar.
Através deste artigo trazemos informaçoes e dicas sobre finanças pessoais, que serão de fato muito importante para aqueles os quais se façam interesse.

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As vezes sobra um dinheirinho no final do mês. Penso em comprar um sapato que está em promoção em uma loja x, mesmo tendo três sapatos semelhantes. Vale a pena?
Não: Poupar mesmo que pouco, já é um grande inicio. Um pequeno capital investido, depois de um certo tempo pode-se tornar em um dinheiro até razoável. Poupança é como ginástica, no começo é difícil, mas conforme o tempo vai passando acaba-se tornando um hábito prazeroso.
Alem de poupar, devemos saber investir. Para isso devemos entender um pouco sobre finanças. Pois assim podemos aplicar a EDUCAÇAO FINANCEIRA em importantes decisões.

PERFIS DE INVESTIDORES: Há diferentes perfis de investidores, veja abaixo:
 E para cada tipo de investidor há um meio de investimento, sendo estes os mais conhecidos:
* Caderneta de Poupança
* Fundos de investimentos
* Ações

A caderneta de poupança é um forte meio de investimento para iniciantes. Não possui riscos e você ainda conta com um rendimento de 0,5%/mês do depósito feito.

É um meio de investimento apropriado para investidores Conservadores.
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Procure se organizar de modo com que consiga poupar cerca de 10 a 20% do seu salário para a poupança, isto não afetará seu orçamento e você sempre terá uma "reserva" para possiveis contratempos.

Para mais informações não hesite em procurar uma agência bancária. Sane suas dúvidas e comece a pensar em seu futuro.


Fonte de estudo:

Curso de Administração e Planejamento de Finanças Pessoais da Fundação Bradesco

http://www.ev.org.br/Cursos/Lists/Cursos/CursosOnline.aspx?List=98e0d3db-98a8-470b-add0-1ca8f9acf05c&ID=97&Source=http%3A%2F%2Fwww.ev.org.br%2FCursos%2FPaginas%2FOnline.aspx 

 

Postado por: Robson