domingo, 29 de maio de 2011

Características da Burocracia - Segundo Weber

Segundo o conceito popular, a burocracia é visualizada geralmente como uma empresa ou
organização onde o papelório se multiplica e se avoluma, impedindo as soluções rápidas ou
eficientes. O  termo  também  é  empregado  com  o  sentido  de  apego  dos  funcionários  aos
regulamentos e rotinas, causando  ineficiência à organização. O  leigo passou a dar o nome
de  burocracia  aos  defeitos  do  sistema  (disfunções)  e  não  ao  sistema  em  si  mesmo.  O
conceito  de  burocracia  para  Max  Weber  é  exatamente  o  contrário.  A  burocracia  é  a
organização eficiente por excelência. E para conseguir essa eficiência, a burocracia precisa
detalhar  antecipadamente  e  nos  mínimos  detalhes  como  as  coisas  deverão  ser  feitas.
Segundo Max Weber, a burocracia tem as seguintes características principais:



1.  CARÁTER LEGAL DAS NORMAS E REGULAMENTOS
 
A  burocracia  é  uma  organização  ligada  por  normas  e  regulamentos  previamente
estabelecidos por escrito. Em outros termos, é uma organização baseada em uma espécie de
legislação própria (como a Constituição para o Estado, os estatutos para a empresa privada
etc.) que define antecipadamente como a organização burocrática deverá  funcionar. Essas
normas e regulamentos são escritos. Também são exaustivos porque procuram cobrir todas
as áreas da organização, prever todas as ocorrências e enquadrá-las dentro de um esquema
previamente definido capaz de regular tudo o que ocorra dentro da organização. As normas
e regulamentos são racionais porque são coerentes com os objetivos visados. Neste sentido,
a burocracia é uma estrutura  social  racionalmente organizada. As normas e  regulamentos
são legais porque conferem às pessoas investidas da autoridade um poder de coação sobre
os subordinados e também os meios coercitivos capazes de impor a disciplina. As normas e
regulamentos  são  escritos  para  assegurar  uma  interpretação  sistemática  e  unívoca. Desta
maneira, economizam esforços e possibilitam a padronização dentro da organização.


2.  CARÁTER FORMAL DAS COMUNICAÇÕES

 A burocracia é uma organização  ligada por  comunicações  escritas. As  regras, decisões  e
ações  administrativas  são  formuladas  e  registradas  por  escrito.  Daí  o  caráter  formal  da
burocracia:  todas  as  ações  e  procedimentos  são  feitos  para  proporcionar  comprovação  e
documentação adequadas. Além disso, a interpretação unívoca das comunicações também é
assegurada.  Como  muitas  vezes  certos  tipos  de  comunicações  são  feitos  reiterada  e
constantemente,  a  burocracia  lança  mão  de  rotinas  e  de  formulários  para  facilitar  as
comunicações e para rotinizar o preenchimento de sua formalização.

3.  CARÁTER RACIONAL E DIVISÃO DO TRABALHO

A burocracia é uma organização que se caracteriza por uma sistemática divisão do trabalho.
Essa divisão do trabalho atende a uma racionalidade, isto é, ela é adequada aos objetivos a
serem atingidos: a eficiência da organização. Daí o aspecto racional da burocracia. Há uma
divisão sistemática do trabalho, do direito e do poder, estabelecendo as atribuições de cada
participante,  os  meios  de  obrigatoriedade  e  as  condições  necessárias.  Cada  participante
passa a  ter o seu cargo específico, as suas funções específicas e a sua específica esfera de
competência e de responsabilidade. Cada participante deve saber qual a sua tarefa, qual é a
sua capacidade de comando sobre os outros e, sobretudo, quais são os limites de sua tarefa,
direito e poder, para não ultrapassar esses limites, não interferir na competência alheia nem
prejudicar  a  estrutura  existente.  Assim,  as  incumbências  administrativas  são  altamente
diferenciadas e especializadas e as atividades são distribuídas de acordo com os objetivos a
serem atingidos.


4.  IMPESSOALIDADE NAS RELAÇÕES

Essa distribuição de atividades é feita impessoalmente, ou seja, é feita em termos de cargos
e  funções  e  não  de  pessoas  envolvidas.  Daí  o  caráter  impessoal  da  burocracia.  A
administração  da  burocracia  é  realizada  sem  considerar  as  pessoas  como  pessoas,  mas
como ocupantes de cargos e de  funções. O poder de cada pessoa é  impessoal e deriva do
cargo que ocupa. Também a obediência prestada pelo subordinado ao superior é impessoal.

Ele obedece ao  superior, não em consideração à  sua pessoa, mas ao cargo que o superior
ocupa. A burocracia precisa garantir a sua continuidade ao longo do tempo: as pessoas vêm
e  vão,  os  cargos  e  funções  permanecem.  Cada  cargo  abrange  uma  área  ou  setor  de
competência e de responsabilidade.

5.  HIERARQUIA DA AUTORIDADE

A  burocracia  é  uma  organização  que  estabelece  os  cargos  segundo  o  princípio  da
hierarquia. Cada cargo inferior deve estar sob o controle e supervisão de um posto superior.
Nenhum  cargo  fica  sem  controle  ou  supervisão.  Daí  a  necessidade  da  hierarquia  da
autoridade  para  fixar  as  chefias  nos  diversos  escalões  de  autoridade.  Esses  escalões
proporcionarão  a  estrutura  hierárquica  da  organização.  A  hierarquia  é  a  ordem  e,  a
subordinação  a  graduação  de  autoridade  corresponde  às  diversas  categorias  de
participantes,  funcionários,  classes  etc.  Todos  os  cargos  estão  dispostos  em  graduações
hierárquicas  que  encerram  determinados  privilégios  e  obrigações,  estreitamente  definidos
por meio de regras limitadas e específicas. A autoridade - o poder de controle resultante de
uma  posição  reconhecida  –  é  inerente  ao  cargo  e  não  ao  indivíduo  específico  que
desempenha  o  papel  oficial.  A  distribuição  de  autoridade  dentro  do  sistema  serve  para
reduzir ao mínimo o atrito, por via do contato (oficial) amplamente restritivo, em relação às
maneiras  previamente definidas pelas  regras de  organização. Desta  forma, o  subordinado
está protegido da ação arbitrária do seu superior, dado que as ações de ambos se processam
dentro de um conjunto mutuamente reconhecido de regras.


6.  ROTINAS E PROCEDIMENTOS ESTANDARDIZADOS

A burocracia é uma organização que fixa as regras e normas técnicas para o desempenho de
cada cargo. O ocupante de um cargo - o funcionário - não pode  fazer o que quiser, mas o
que  a  burocracia  impõe  que  ele  faça. As  regras  e  normas  técnicas  regulam  a  conduta  do
ocupante de cada cargo, cujas atividades devem ser executadas de acordo com as rotinas e
procedimentos  fixados  pelas  regras  e  normas  técnicas.  Toda  a  estrutura  da  burocracia  é
projetada intencionalmente de acordo com princípios racionais: a disciplina no trabalho e o
desempenho  no  cargo  são  assegurados  por  um  conjunto  de  regras  e  normas  que  tentam ajustar completamente o funcionário às exigências do cargo e às exigências da organização:
a  máxima  produtividade.  Essa  racionalização  do  trabalho  encontra  sua  forma  mais
extremada  na  Administração  Científica,  que  "atingiu  os  maiores  trunfos  no
condicionamento e  treinamento racionais do desempenho no  trabalho. Todas as atividades
de  cada  cargo  são desempenhadas  segundo padrões  claramente definidos, nos quais  cada
conjunto  de  ações  está  funcionalmente  relacionado  com  os  propósitos  da  organização,
segundo uma maneira ideal. Esses padrões facilitam a pronta avaliação do desempenho de
cada participante.

7.  COMPETÊNCIA TÉCNICA E MERITOCRACIA

A burocracia é uma organização na qual a  escolha das pessoas é baseada no mérito e na
competência  técnica  e  não  em  preferências  pessoais.  A  admissão,  a  transferência  e  a
promoção dos funcionários são baseadas em critérios, válidos para  toda a organização, de
avaliação  e  de  classificação,  e  não  em  critérios  particulares  e  arbitrários.  Esses  critérios
universais  são  racionais  e  levam  em  conta  a  competência,  o  mérito  e  a  capacidade  do
funcionário  em  relação  ao  cargo  ou  função  considerado.  Daí  a  necessidade  de  exames,
concursos, testes e títulos para admissão e promoção dos funcionários.


8.  ESPECIALIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO

A  burocracia  é  uma  organização  que  se  baseia  na  separação  entre  a  propriedade  e  a
administração.  Os  membros  do  corpo  administrativos  devem  estar  completamente
separados da propriedade dos meios de produção. Em outros termos, os administradores da
burocracia  não  são  os  seus  donos  ou  proprietários. O  dirigente  não  é  necessariamente  o
dono do negócio ou um grande acionista da organização, mas um profissional especializado
na sua administração. Com a burocracia surge o profissional que se especializa em gerir a
organização,  e  daí  o  gradativo  afastamento  do  capitalista  da  gestão  dos  negócios,
diversificando  as  suas aplicações  financeiras de  capital. Os meios de produção,  isto é, os
recursos necessários para desempenhar as tarefas da organização, não são propriedades dos burocratas, mas estão acima destes. O funcionário não pode vender, comprar ou herdar sua
posição ou seu cargo, e sua posição e seu cargo não podem ser apropriados e integrados ao
seu patrimônio privado. Essa estrita separação entre os rendimentos e os bens privados e os
públicos é a característica específica da burocracia e que a distingue dos tipos patrimonial e
feudal  de  administração. Existe  um  princípio  de  completa  separação  entre  a  propriedade
que pertence à organização e a propriedade pessoal do funcionário.

9.  PROFISSIONALIZAÇÃO DOS PARTICIPANTES

A  burocracia  é  uma  organização  que  se  caracteriza  pela  profissionalização  dos  seus
participantes

Video sobre a burocracia de Weber 



Texto / Video : Robson Nunes
Fonte: Livro Teorias da Adm, Reinaldo O.
Video: http://www.youtube.com/watch?v=uaImkNK7hmo 

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