sábado, 21 de maio de 2011

Os Elementos da Teoria Administrativa


A maioria dos elementos da teoria administrativa parece estar projetada para organizar coisas. Existem um forte desejo de obter vantagens da especialização, e outros benefícios da burocracia ou organizações formais. Existem um forte desejo de evitar o caos, o comportamento casual e outros traços de desorganização ou não-organização.
Os elementos da Teoria Administrativa incluem princípios, conceitos de linha e staff, comissões e funções da administração. Estes são usualmente prescritivos, na medida em que sugerem ações administrativas para alcançar um modelo formal de organização normativa burocrática.
Henri  Fayol estabeleceu que todas as atividades ou operações de uma empresa poderiam ser divididas em seis grupos, conforme descrito a seguir:

1.       Atividades Técnicas: relacionadas com a transformação e produção de bens (produtos e serviços);
2.       Atividades Comerciais: relacionadas com as transações de compra, venda e permuta;
3.       Atividades Financeiras: relacionadas com a captação e bom uso do capital;
4.       Atividades de Segurança: relacionadas com a preservação e proteção das pessoas e dos bens;
5.       Atividades Contábeis: relacionadas com os controles e registros das despesas organizacionais (como inventários, balanços, custos e estatísticas)
6.       Atividades Administrativas: relacionadas com a integração de todas as operações da organização; as atividades administrativas coordenam e sincronizam as atividades anteriores, tendo portanto interferência/influencia sobre elas.

Fayol achava que  mesmo sendo apenas uma das seis grandes atividades organizacionais, as administrativas eram mais importantes que as outras cinco atividades.

Texto/Imagem: Clayton José
Fonte: Livro - Teorias da Administração, Reinaldo O.

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