sábado, 21 de maio de 2011

Por que estudarmos Fayol?

O trabalho de Fayol é como melhorar a eficiência organizacional a partir da gestão, ou seja ele trabalhou com os altos postos hierarquicos e com uma visão complementar ao trabalho de Taylor e Ford.
A idéia básica reside no fato que toda organização tem setores fundamentais que precisam funcionar bem e interagir adequadamente entre si. Prega a rigidez hierárquica, a unidade de controle, a disciplina como caminho a ser trilhado para a eficiência. Ele destaca o setor administrativo como orquestrador de toda essa interação e principal responsável pelo resultado final.




Enquanto os métodos de Taylor eram estudados por executivos Europeus, os seguidores da Administração Científica só deixaram de ignorar a obra de Fayol quando a mesma foi publicada nos Estados Unidos. O atraso na difusão generalizada das idéias de Fayol fez com que grandes contribuintes do pensamento administrativo desconhecessem seus princípios Princípios Básicos Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor.


Texto/Imagem: Robson Nunes
Fonte: Antes da imagem - Estudos de Sala de Aula
            Depois da imagem - http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/teoria-classica-da-administracao-segundo-henri-fayol/13239/

Nenhum comentário:

Postar um comentário