sábado, 16 de abril de 2011

Organizações - Conceitos e desafios


As organizações são entidades dinâmicas e altamente complexas, que podem ser conceituadas de algumas diversas maneiras. A conceituação mais comum é que: “Uma organização é definida como duas ou mais pessoas trabalhando juntas cooperativamente dentro dos limites identificáveis, para alcançar um objetivo ou meta comum”.

4 aspectos a serem discutidos:

a organização é feita de pessoas. O componente humano faz das organizações um dos sistemas mais complexos e apresenta aos pesquisadores organizacionais e de administração o seu mais crítico desafio.
Precisa-se dividir o trabalho entre as pessoas e procura pessoas com habilidades ou conhecimentos.
As organizações devem ter limites, delimitações, que parecem simples de definir, mas que de fato não são.
As organizações são arranjos com propósitos e que procuram alcançar objetivos. As organizações existem para perseguir objetivos e metas permanentes.

5 Principais desafios enfrentados pelas organizações:

1 ) Administração das Organizações num ambiente global é suficiente olhar nos jornais e revistas nestes recentes anos para ver quão dramaticamente o horizonte do mundo político e de negócios tem mudado.
2) Projeto e estruturação ou reestruturação das atividades organizacionais: as organizações estão mudando o modo pelo qual são organizadas. Estão diminuindo os diretores, gerentes, e tornando o pessoal da produção eficiente e eficaz.
3) Melhoria da qualidade, da competitividade e o empowerment – As organizações estão entendendo que produtos e serviços de qualidade são uma necessidade, se elas quiserem se manter competitivas num mercado global.
4) Aumento da complexidade, aumento da velocidade e reação às mudanças ambientais. O fato da velocidade de transmissão de informações exige que as organizações se estruturem de modo a maximizar suas habilidades em usar tais informações.
5) Administração ética e moral das organizações – Comportamento ético e objetivos tradicionais de negócios devem ser conscientes nas organizações. Os objetivos definem aonde a organização vai chegar e o que se deve fazer para tais resultados.

Texto: Clayton José

Nenhum comentário:

Postar um comentário