sábado, 16 de abril de 2011

Ética e Responsabilidade Social

ÉTICA – é uma necessidade em todos os níveis da organização de negócios, desde a alta
administração  até  os  segmentos  operacionais.  As  características  éticas  que  os
Administradores e outros empregados enfrentam t6em crescido de significância nos últimos
anos da década de 1990. Ética  é um conjunto de valores e  regras que definem  a conduta
como certa ou errada.
A ética não é prescritiva, ou seja, nenhum conjunto de regras pode dizer como se comportar
de modo moral ou ético em todas as situações.
Os Códigos de conduta quando documentados, são escritos como políticas das empresas e
servem  de  orientação  geral  de  comportamento,  entretanto  as  interpretações  dessas
orientações variam de um indivíduo para outro. 

Fatores que afetam a Ética Administrativa

Organização:  Políticas,  Códigos  de  Conduta,  Comportamento  dos  Supervisores,
Comportamento dos Pares
Administrador:  Influência  da  Família,  Valores  Religiosos,  Padrões  e  Necessidades
Pessoais
Ambiente Externo: Regulamentações Governamentais, Normas  e Valores  da  Sociedade,
Clima Ético da Organização. 


RESPONSABILIDADE SOCIAL

A RESPONSABILIDADE SOCIAL da organização ou responsabilidade social coletiva é
a  obrigação  que  uma  organização  tem  de  agir  de maneira  que  sirva  tanto  os  interesses
próprios  como  interesses  da  sociedade.  As  organizações  ainda  não  têm  definida  uma
postura  sobre a  responsabilidade  social, e estes contrates  se  resumem basicamente em 02
enfoques:
Visão  Clássica:  Afirma  que  a  única  responsabilidade  da  administração  é  conduzir  os
negócios com o máximo de lucro

- Visão Sócio-econômica: Assegura que qualquer organização deve se interessar pelo bem
estar social externo e não somente pelos lucros corporativos.


Graus de Responsabilidade Social (Estratégias) 

Estratégia Obstrucionista  é  aquela  que  evita  a  responsabilidade  social  e  prioriza  as
atividades econômicas da organização.
Estratégia  Defensiva  procura  proteger  a  organização  fazendo  o  mínimo  legalmente
requerido para satisfazer as expectativas sociais. 
A Estratégia Acomodativa  é  aquela  que  aceita  as  responsabilidades  sociais  e  vai  tentar
satisfazer critérios legais econômicos fazendo o mínimo requerido.
A Estratégia Proativa preenche todos os critérios de desempenho social, com iniciativas e
lideranças no campo social. 




Texto/Imagem: Robson Nunes
Fonte: Livro Teorias da Adm

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