sábado, 16 de abril de 2011

Capítulo 3 - A Evolução do Pensamento Administrativo

As origens de alguns conceitos e práticas modernas de administração podem ser
atribuídas a  civilizações muito antigas. 


  
Suméria:  Os sacerdotes dos templos sumérios, por meio do imenso sistema tributário, coletavam e administravam grandes somas de bens e valores, incluindo rebanhos, propriedades rurais e rendas. Esses sacerdotes eram solicitados a prestar contas de sua gestão ao sumo sacerdote, o que era uma prática de fiscalização administrativa.

Egito: A construção da pirâmide de Quéops envolveu o trabalho de mais de cem mil homens, durante vinte anos, tendo se utilizado de 2.300.000 blocos, cada um com peso médio de 2,5 toneladas. Considerando o planejamento, a organização e o controle necessários a esse empreendimento, fica visível que os conceitos de administração utilizados naquela época.

Roma: Os romanos adquiriram o controle sobre cinqüenta milhões de pessoas, abrangendo um território que se estendia da Grã-Bretanha até a Síria. Incluindo parte da Europa e todo o norte da África. Contudo, foi a má administração que provocou a queda de Roma.

China: o tratado militar a arte da guerra é o tratado mais antigo escrito por  volta de 500 a.C. por Sun Tzu, mantendo-se atual, apesar das grandes mudanças, porque tratou de temas atuais. O tratado ainda é um valioso guia para os chefes militares e administradores que se dispuseram a estrutura-lo por causa de algumas considerações, tais como:
Planejamento: “Ora, o general que vence uma batalha faz numerosos Cálculos em sua base antes da batalha ser travada. O general que perde uma batalha faz poucos cálculos antecipados. É prestando atenção a este ponto que eu posso ver quem tem mais possibilidades de ganhar ou perder”;
Direção: “Se as palavras de comando não forem claras e distintas, se as ordens não forem inteiramente compreendidas, a culpa é do general. Mas se as suas ordens forem claras e, não obstante, os soldados desobedecerem, então a culpa é dos seus oficiais.”

Grécia: É na civilização grega que se vai encontrar a origem do método cientifico, o método cientifico influenciou a administração de maneira forte,  o que se pode perceber pelos estudos de Frederick W. Taylor, Frank B. Gilbreth, Henri Fayol e muitos outros estudiosos das teorias administrativas.





Texto/Imagem: Clayton José/Robson Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário