domingo, 12 de junho de 2011

Críticas à Burocracia


 
As críticas aos principios burocráticos se baseiam na diferença entre os conceitos teoricos e as aplicações (situações práticas). Responsabilidades claras no trabalho, regras-padrão, e seleção e/ou promoção de acordo com a competencia são justas, eficientes e racionais, mas são muito dificeis de pôr em prática, e não se adaptam bem a rápidas mudanças e condições incertas do ambiente. As caracteristicas burocráticas tiram a iniciativa dos empregados e limitam a flexibilidade organizacional.
Severas críticas tem sido estabelecidas ao conceito de burocracia de Weber, pelo número de desvantagens que ocasiona tais como:

  • A enfase exagerada nas regras e procedimentos, manutenção de registros e papelada, que podem se tornar mais importantes por si mesmos como um meio, do que os fins;
  • Os executivos podem desenvolver uma dependencia do status burocrático, dos simbolos e regras;
  • A iniciativa pode ser sufocada, e quando a situação não estiver coberta por um conjunto de regras, ou procedimentos, existirá uma falta de flexibilidade ou adaptação às circunstâncias mutantes;
  • As suposições e responsabilidades na organização podem levar ao comportamento burocrático oficioso. Existe também a tendência de ocultar os procedimentos administrativos dos estranhos;
  • Relações impessoais podem levar a comportamentos esteriotipados e à falta de sensibilidade para os incidentes ou problemas pessoais.

Existem pelo menos quatro ameaças à burocracia:

  1. Mudança rápida e inesperada – a burocracia trata eficientemente da rotina e dos afazeres humanos previsiveis, mas as suas regras e rigidez são mal adaptadas à mudança rápida que o ambiente exige;
  2. Crescimento em tamanho – enquanto, na teoria, não existe limite natural para o crescimento da piramide burocrática, na prática o elemento complexidade é quase invariavelmente introduzido com o grande tamanho.
  3. Complexidade da moderna tecnologia – as atividades atuais requerem pessoas de diversificada e altamente especializada competencia.
  4. Uma ameaça basicamente psicológica, ocorrendo rapidamente a partir de uma mudança no comportamento gerencial – existe uma sutil mas perceptivel mudança na filosofia que orienta o comportamento gerencial.

Texto: Clayton José
Imagem: Robson Nunes
Fonte: Teorias da Adm, Reinaldo O.


Nenhum comentário:

Postar um comentário