1760 a 1850 – período em que a grande mudança se restringe à Inglaterra, a “Oficina do Mundo”, onde preponderam a produção de bens de consumo, os têxteis e a energia a vapor.
1850 a 1900 – período em que a grande mudança se espalha pela a Europa, América e Ásia, em países como Bélgica, França, Alemanha, Itália, Estados Unidos, Japão e Rússia. Cresce a concorrência, a industria de bens de produção se desenvolve e as ferrovias se expandem. Novas formas de energia, como a hidrelétrica e o petróleo, passam a ser utilizadas.
1900 até os dias atuais – período em que surgem grandes conglomerados industriais, como produção automatizada, produção em série, explosão da sociedade de consumo e expansão dos meios de comunicação; avançaram as industrias química e eletrônica, a engenharia genética e outras atividades industriais e administrativas.
A Revolução Industrial e seus fatores para o início das Teorias da Administração
A Revolução Industrial constituiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social.
Ao longo do processo, a era da agricultura foi superada, a máquina foi superando o homem e novas relações se estabeleceram, entre outros eventos.
Graças a produção de maquinas a vapor, a produção subiu e muito. O lucro dos burgueses crescia nas mesmas proporções.
A classe trabalhadora por sua vez, foi aos poucos sendo substituída por maquinas. O artesanato ( principal meio de produção da época) aos poucos foi se acabando.
Outra das conseqüências da Revolução Industrial, foi o rápido crescimento econômico. Antes dela, o progresso econômico era sempre lento, com sua chegada a renda per capita e a população começaram a crescer de uma forma tão acelerada que jamais fora vista na historia.
A Revolução Industrial criou o contexto perfeito para a aplicação das primeiras Teorias de Administração, sendo este respaldado nos avanços tecnológicos, nos processos de produção alcançados até então da construção e utilização das máquinas, e da crescente legislação para defesa do trabalhador. Por tanto, a Revolução Industrial foi decorrente da necessidade dos empresários de atender a demanda em expansão. A Administração deve não somente a Revolução Industrial o conceito de organização moderna, mas também ao avanço tecnológico e descobertas de formas de energia, substituindo o modo artesanal por um industrial de produção.
Texto 1 : Clayton José
Texto 2 : Clayton, Jefferson, Juliana, Robson
Imagem: Robson Nunes
Texto 2 : Clayton, Jefferson, Juliana, Robson
Imagem: Robson Nunes
Nenhum comentário:
Postar um comentário