As organizações são entidades dinâmicas e altamente complexas, que podem ser conceituadas de algumas diversas maneiras. A conceituação mais comum é que: “Uma organização é definida como duas ou mais pessoas trabalhando juntas cooperativamente dentro dos limites identificáveis, para alcançar um objetivo ou meta comum”.
4 aspectos a serem discutidos:
1º a organização é feita de pessoas. O componente humano faz das organizações um dos sistemas mais complexos e apresenta aos pesquisadores organizacionais e de administração o seu mais crítico desafio.
2º Precisa-se dividir o trabalho entre as pessoas e procura pessoas com habilidades ou conhecimentos.
3º As organizações devem ter limites, delimitações, que parecem simples de definir, mas que de fato não são.
4º As organizações são arranjos com propósitos e que procuram alcançar objetivos. As organizações existem para perseguir objetivos e metas permanentes.
5 Principais desafios enfrentados pelas organizações:
1 ) Administração das Organizações num ambiente global é suficiente olhar nos jornais e revistas nestes recentes anos para ver quão dramaticamente o horizonte do mundo político e de negócios tem mudado.
2) Projeto e estruturação ou reestruturação das atividades organizacionais: as organizações estão mudando o modo pelo qual são organizadas. Estão diminuindo os diretores, gerentes, e tornando o pessoal da produção eficiente e eficaz.
3) Melhoria da qualidade, da competitividade e o empowerment – As organizações estão entendendo que produtos e serviços de qualidade são uma necessidade, se elas quiserem se manter competitivas num mercado global.
4) Aumento da complexidade, aumento da velocidade e reação às mudanças ambientais. O fato da velocidade de transmissão de informações exige que as organizações se estruturem de modo a maximizar suas habilidades em usar tais informações.
5) Administração ética e moral das organizações – Comportamento ético e objetivos tradicionais de negócios devem ser conscientes nas organizações. Os objetivos definem aonde a organização vai chegar e o que se deve fazer para tais resultados.
Texto: Clayton José
Nenhum comentário:
Postar um comentário