domingo, 17 de abril de 2011

Sistema fabril


Crescimento das cidades na idade média e creascente demanda de bens que os castelos já não podiam atender, surgiu a oportunidade para o desenvolvimento de ofícios de artesãos.


Texto: Clayton José
Imagem: Robson Nunes

Sistema feudal



No período da Idade Média,  houve o desenvolvimento do Sistema Feudal, o rei possuía toda a terra e dividia parte dela com os nobres, em troca de apoio militar e financeiro. Os senhores feudais por sua vez, permitiam que pessoas de classes inferiores vivessem e trabalhassem em algumas áreas das terras, em troca de uma parte das colheitas ou impostos. Ocupando o nível mais baixo nesta organização em forma de pirâmide estavam os servos, que recebiam proteção e sustento e nasciam com um vinculo hereditário a um ou outro senhor ou lorde de nível inferior.


Texto: Clayton José
Imagem: Robson Nunes 

Períodos da revolução industrial no processo da industrialização

1760 a 1850 – período em que a grande mudança se restringe à Inglaterra, a “Oficina do Mundo”, onde preponderam a produção de bens de consumo, os têxteis e a energia a vapor.
1850 a 1900 – período em que a grande mudança se espalha pela a Europa, América e Ásia, em países como Bélgica, França, Alemanha, Itália, Estados Unidos, Japão e Rússia. Cresce a concorrência, a industria de bens de produção se desenvolve e as ferrovias se expandem. Novas formas de energia, como a hidrelétrica e o petróleo, passam a ser utilizadas.
1900 até os dias atuais – período em que surgem grandes conglomerados industriais, como produção automatizada, produção em série, explosão da sociedade de consumo e expansão dos meios de comunicação; avançaram as industrias química e eletrônica, a engenharia genética e outras atividades industriais e administrativas.



A Revolução Industrial e seus fatores para o início das Teorias da Administração



A Revolução Industrial constituiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social.

Ao longo do processo, a era da agricultura foi superada, a máquina foi superando o homem e novas relações se estabeleceram, entre outros eventos.

Graças a produção de maquinas a vapor, a produção subiu e muito. O lucro dos burgueses crescia nas mesmas proporções.

A classe trabalhadora por sua vez, foi aos poucos sendo substituída por maquinas. O artesanato ( principal meio de produção da época) aos poucos foi se acabando.

Outra das conseqüências da Revolução Industrial, foi o rápido crescimento econômico. Antes dela, o progresso econômico era sempre lento, com sua chegada a renda per capita e a população começaram a crescer de uma forma tão acelerada que jamais fora vista na historia.

A Revolução Industrial criou o contexto perfeito para a aplicação das primeiras Teorias de Administração, sendo este respaldado nos avanços tecnológicos, nos processos de produção alcançados até então da construção e utilização das máquinas, e da crescente legislação para defesa do trabalhador. Por tanto, a Revolução Industrial foi decorrente da necessidade dos empresários de atender a demanda em expansão. A Administração deve não somente a Revolução Industrial o conceito de organização moderna, mas também ao avanço tecnológico e descobertas de formas de energia, substituindo o modo artesanal por um industrial de produção.



Texto 1 : Clayton José
Texto 2 : Clayton, Jefferson, Juliana, Robson
Imagem: Robson Nunes 

Contribuição da igreja católica

Organização formal mais velha do mundo, os lideres reconhecem a necessidade de definir com mais rigor os objetivos, a doutrina e a conduta das atividades cristãs, assim como as condições para se tornar membro da organização. O resultado foi uma grande organização religiosa e uma fonte centralizada de autoridade no Papa.
Arsenal de Veneza

Era a maior instalação Industrial do mundo empregando quase dois mil trabalhadores e cobrindo mais de sessenta acres de terra e água. O arsenal tinha um propósito triplo:
Fabricar e montar galeras de guerra, armas e equipamentos;
Armazenar materiais e equipamentos até quando fossem necessários;
E consertar e reequipar navios já manufaturados.

 Texto: Clayton José
Imagem: Robson Nunes

Contribuições militares



Ciro, um líder militar e governante grego de a.C., forneceu muitos exemplos ilustrativos do estado avançado do pensamento da época sobre administração. Necessidade de especialidade na atribuição de trabalhos, clareza nas instruções, necessidade de ordem, uniformidade de ações, foi um dos primeiros a realizar registro de estudo de movimentos, conhecia os princípios de divisão de trabalho, unidade de direção de comando e de ordem.

Texto: Clayton José

sábado, 16 de abril de 2011

Capítulo 3 - A Evolução do Pensamento Administrativo

As origens de alguns conceitos e práticas modernas de administração podem ser
atribuídas a  civilizações muito antigas. 


  
Suméria:  Os sacerdotes dos templos sumérios, por meio do imenso sistema tributário, coletavam e administravam grandes somas de bens e valores, incluindo rebanhos, propriedades rurais e rendas. Esses sacerdotes eram solicitados a prestar contas de sua gestão ao sumo sacerdote, o que era uma prática de fiscalização administrativa.

Egito: A construção da pirâmide de Quéops envolveu o trabalho de mais de cem mil homens, durante vinte anos, tendo se utilizado de 2.300.000 blocos, cada um com peso médio de 2,5 toneladas. Considerando o planejamento, a organização e o controle necessários a esse empreendimento, fica visível que os conceitos de administração utilizados naquela época.

Roma: Os romanos adquiriram o controle sobre cinqüenta milhões de pessoas, abrangendo um território que se estendia da Grã-Bretanha até a Síria. Incluindo parte da Europa e todo o norte da África. Contudo, foi a má administração que provocou a queda de Roma.

China: o tratado militar a arte da guerra é o tratado mais antigo escrito por  volta de 500 a.C. por Sun Tzu, mantendo-se atual, apesar das grandes mudanças, porque tratou de temas atuais. O tratado ainda é um valioso guia para os chefes militares e administradores que se dispuseram a estrutura-lo por causa de algumas considerações, tais como:
Planejamento: “Ora, o general que vence uma batalha faz numerosos Cálculos em sua base antes da batalha ser travada. O general que perde uma batalha faz poucos cálculos antecipados. É prestando atenção a este ponto que eu posso ver quem tem mais possibilidades de ganhar ou perder”;
Direção: “Se as palavras de comando não forem claras e distintas, se as ordens não forem inteiramente compreendidas, a culpa é do general. Mas se as suas ordens forem claras e, não obstante, os soldados desobedecerem, então a culpa é dos seus oficiais.”

Grécia: É na civilização grega que se vai encontrar a origem do método cientifico, o método cientifico influenciou a administração de maneira forte,  o que se pode perceber pelos estudos de Frederick W. Taylor, Frank B. Gilbreth, Henri Fayol e muitos outros estudiosos das teorias administrativas.





Texto/Imagem: Clayton José/Robson Nunes

Ética e Responsabilidade Social

ÉTICA – é uma necessidade em todos os níveis da organização de negócios, desde a alta
administração  até  os  segmentos  operacionais.  As  características  éticas  que  os
Administradores e outros empregados enfrentam t6em crescido de significância nos últimos
anos da década de 1990. Ética  é um conjunto de valores e  regras que definem  a conduta
como certa ou errada.
A ética não é prescritiva, ou seja, nenhum conjunto de regras pode dizer como se comportar
de modo moral ou ético em todas as situações.
Os Códigos de conduta quando documentados, são escritos como políticas das empresas e
servem  de  orientação  geral  de  comportamento,  entretanto  as  interpretações  dessas
orientações variam de um indivíduo para outro. 

Fatores que afetam a Ética Administrativa

Organização:  Políticas,  Códigos  de  Conduta,  Comportamento  dos  Supervisores,
Comportamento dos Pares
Administrador:  Influência  da  Família,  Valores  Religiosos,  Padrões  e  Necessidades
Pessoais
Ambiente Externo: Regulamentações Governamentais, Normas  e Valores  da  Sociedade,
Clima Ético da Organização. 


RESPONSABILIDADE SOCIAL

A RESPONSABILIDADE SOCIAL da organização ou responsabilidade social coletiva é
a  obrigação  que  uma  organização  tem  de  agir  de maneira  que  sirva  tanto  os  interesses
próprios  como  interesses  da  sociedade.  As  organizações  ainda  não  têm  definida  uma
postura  sobre a  responsabilidade  social, e estes contrates  se  resumem basicamente em 02
enfoques:
Visão  Clássica:  Afirma  que  a  única  responsabilidade  da  administração  é  conduzir  os
negócios com o máximo de lucro

- Visão Sócio-econômica: Assegura que qualquer organização deve se interessar pelo bem
estar social externo e não somente pelos lucros corporativos.


Graus de Responsabilidade Social (Estratégias) 

Estratégia Obstrucionista  é  aquela  que  evita  a  responsabilidade  social  e  prioriza  as
atividades econômicas da organização.
Estratégia  Defensiva  procura  proteger  a  organização  fazendo  o  mínimo  legalmente
requerido para satisfazer as expectativas sociais. 
A Estratégia Acomodativa  é  aquela  que  aceita  as  responsabilidades  sociais  e  vai  tentar
satisfazer critérios legais econômicos fazendo o mínimo requerido.
A Estratégia Proativa preenche todos os critérios de desempenho social, com iniciativas e
lideranças no campo social. 




Texto/Imagem: Robson Nunes
Fonte: Livro Teorias da Adm

AMBIENTE DE TAREFAS

O ambiente de tarefas é constituído pelos seguintes elementos: clientes, competidores, fornecedores, reguladores e parceiros estratégicos, que envolvem diretamente cada organização. O ambiente de tarefas é aquele mais imediato, no qual uma organização especifica deve operar.

Cliente: pessoas que compram produtos ou serviços de uma organização, e que diferem fortemente em diversas características como educação, idade, renda e estilo de vida, ou mesmo outras organizações.

Competidores:  organizações concorrentes, com as quais a organização compete por clientes e consumidores e por recursos necessários. Existem dois tipos de competidores: competidores intratipos e intertipos.

Fornecedores: recursos financeiros, energia, equipamentos, serviços e materiais para a produção de produtos ou serviços de êxito no mercado. Fornecedores são organizações que provêem estes recursos, os quais são as suas saídas e as entradas dos compradores.

Reguladores: elementos do ambiente das tarefas que tem o poder de controlar, legislar ou influenciar as políticas e praticas das organizações. Existem dois tipos de reguladores: agencias reguladoras: órgãos governamentais, criados para proteger o publico de certas praticas de negócios. Grupos de interesses: união dos próprios membros na tentativa de influenciar as organizações, com objetivo de proteger seus negócios.

Parceiros estratégicos: duas os mais organizações que trabalham juntas sob a forma de Joint Ventures ou outras parcerias, para facilitar a venda, a distribuição, a divulgação dos produtos, e serviços das organizações da parceria.
______________________________________________________________________________

O ambiente  interno das organizações é formado por: Proprietários, Empregados,
Administradores e Ambiente físico.





Texto: Clayton José
Imagem: Robson Nunes
Fonte: Livro Teorias da Adm - Reinaldo Oliveira

Ambiente Organizacional

As  organizações,  em  lugar  de  administradores/gerentes,  vão  necessitar  mais  de
facilitadores,  orientadores/instrutores  e  mentores.  Entretanto,  utilizando-se  de
administradores,  gerentes,  coordenadores  ou  técnicos,  as  organizações  terão  de  realizar
atividades de planejamento, organização (estruturação), direção, controle e coordenação.
O ambiente geral das organizações pode ser visto como constituído de  forças  indiretas do
ambiente externo. As forças indiretas do ambiente externo podem afetar os administradores
porque  influenciam  o  clima  onde  a  organização  atua.  Estas  forças  são  o  ambiente
econômico, o ambiente tecnológico, o ambiente sócio-cultural, o ambiente político-legal e
o ambiente internacional. 







Texto: Juliana Cristina
Imagem: Robson Nunes
Fonte: Livro Teorias da Adm - Reinaldo Oliveira.

Principais Subsistemas Organizacionais

Segundo  Hersey e Blanchard

Humano/social, administrativo/estrutural, informacional/decisorial,
econômico/tecnológico

Organizaçoes como sistemas Abertos


As  organizações  são  sistemas  abertos,  elas  precisam  de  objetivos  claros,  os  quais  vão
determinar  a  natureza  das  entradas,  a  série  das  atividades  para  alcançar  as  saídas  e  a
realização  das metas  organizacionais. O  feedback  sobre  o  desempenho  do  sistema,  e  os
efeitos  das  operações  sobre  o  ambiente,  são  medidos  em  termos  de  consecução  dos
objetivos e intenções.


CARACTERÍSITICAS  IMPORTANTES  QUE  ENFATIZAM  A  NATUREZA
DAS  ORGANIZAÇÕESEM  SEU  PROCESSO  DINÂMICO  COM  UM  SISTEMA
ABERTO

Interação com o Ambiente: Trocas importantes com o meio
Sinergia: O resultado final é maior que a soma das partes envolvidas
Equilíbrio Econômico: Balanceamento dos recursos internos e captação do meio ambiente
Finalidade: Alcance dos mesmos resultados por meio de caminhos diversos

Texto, Imagem: Robson Nunes
Fonte: Livro Teorias da Adm - Reinaldo Oliveira

Organizações como Sistemas

O conceito de organização inclui o termo sistemas.
É sabido que as organizações diferem em muitos aspectos importantes, mas elas também partilham alguns aspectos comuns.
As diferenças estão nas atividades e métodos de operação das varias formas de organizações de negócios e também entre organizações do mesmo tipo, por exemplo, em relação ao tamanho e escala de atividades. Entretanto, adotando a visão de sistemas das organizações, podem ser identificados princípios prescrições das organizações e adm que se aplicam as organizações de negócios em geral. 

Diferenças na aplicação e operação estes princípios e prescrições como entre uma organização de negócios e outra, é grandemente uma questão de grau de ênfase.
A visão das organizações como sistemas provê um ponto comum de referencia e permite tomar uma abordagem geral para o estudo das organizações, para analisá-las e estabelecer princípios e prescrições gerais.



Texto: Robson Nunes
Fonte: Livro teorias da Administração 
Imagem: Robson Nunes

Organizações - Conceitos e desafios


As organizações são entidades dinâmicas e altamente complexas, que podem ser conceituadas de algumas diversas maneiras. A conceituação mais comum é que: “Uma organização é definida como duas ou mais pessoas trabalhando juntas cooperativamente dentro dos limites identificáveis, para alcançar um objetivo ou meta comum”.

4 aspectos a serem discutidos:

a organização é feita de pessoas. O componente humano faz das organizações um dos sistemas mais complexos e apresenta aos pesquisadores organizacionais e de administração o seu mais crítico desafio.
Precisa-se dividir o trabalho entre as pessoas e procura pessoas com habilidades ou conhecimentos.
As organizações devem ter limites, delimitações, que parecem simples de definir, mas que de fato não são.
As organizações são arranjos com propósitos e que procuram alcançar objetivos. As organizações existem para perseguir objetivos e metas permanentes.

5 Principais desafios enfrentados pelas organizações:

1 ) Administração das Organizações num ambiente global é suficiente olhar nos jornais e revistas nestes recentes anos para ver quão dramaticamente o horizonte do mundo político e de negócios tem mudado.
2) Projeto e estruturação ou reestruturação das atividades organizacionais: as organizações estão mudando o modo pelo qual são organizadas. Estão diminuindo os diretores, gerentes, e tornando o pessoal da produção eficiente e eficaz.
3) Melhoria da qualidade, da competitividade e o empowerment – As organizações estão entendendo que produtos e serviços de qualidade são uma necessidade, se elas quiserem se manter competitivas num mercado global.
4) Aumento da complexidade, aumento da velocidade e reação às mudanças ambientais. O fato da velocidade de transmissão de informações exige que as organizações se estruturem de modo a maximizar suas habilidades em usar tais informações.
5) Administração ética e moral das organizações – Comportamento ético e objetivos tradicionais de negócios devem ser conscientes nas organizações. Os objetivos definem aonde a organização vai chegar e o que se deve fazer para tais resultados.

Texto: Clayton José